quinta-feira, 13 de novembro de 2008

PESQUISA DE CAMPO



Na aula presencial do dia 20 de agosto, recebemos as primeiras orientações sobre os Projetos de Aprendizagem: depois de formarmos um grupo de acordo com nossas afinidades, escolhemos uma pergunta geradora da pesquisa e redigimos nossas dúvidas e certezas sobre a temática. Organizamos um mapa conceitual inicial sobre a temática da pesquisa e criamos um wiki para usarmos como ambiente de trocas, postagens, enfim, para a efetiva construção do nosso trabalho:


COMO A TELEVISÃO INFLUENCIA NA EDUCAÇÃO?

Virtualmente, trocamos idéias sobre as estratégias de pesquisa, bem como materiais interessantes - reportagens, textos, vídeos, entrevistas... Todas as integrantes do grupo colaboraram na busca das informações para responder à grande pergunta da pesquisa, sanar as dúvidas e comprovar as certezas.

Um recurso eficaz escolhido pelo grupo foi o da entrevista: pais e filhos, questionados sobre vários aspectos da televisão, sua programação e o uso que fazem desse veículo de comunicação em massa, surpreenderam em algumas perguntas e, em outras, responderam de acordo com o que havíamos imaginado!

Eis uma rápida análise dos resultados dessa pesquisa:
“...a maioria dos pais – ou melhor, das mães – se preocupa com o que os filhos assistem na televisão, pois têm consciência da sua influência na educação das crianças e jovens. Os filhos, ao contrário dos pais, não têm um olhar tão crítico com relação ao conteúdo da tevê aberta, pois muitos assinalaram que ela “não torna as pessoas mais consumistas, não expõe à violência, não atrapalha o desempenho escolar”... Um espanto!”

Um comentário:

Fabiane Penteado disse...

Oi Cris,

Os resultados espantosos por parte dos filhos talvez tenha vindo do fato que atualmente nossas crianças estão mais espertas por natureza. Ou seja, já nascem mais inteligentes, parecem ter um potencial mais desenvolvido. Talvez isso para nós ainda "choque" um pouco quando ouvimos ou vemos os pequenos nos dizerem ou terem uma reação diferente da que teriamos...
Enfim, os tempos são outros... A tecnologia... A TV é somente um destes instrumentos que ainda vão nos tirar o sono...

Parabéns pelo trabalho.
Um abração,
Fabi